domingo, 15 de março de 2009

Hans Christian Oersted



Hans Christian Oersted (1777 - 1851) foi um cientista dinamarquês que mudou o rumo dos estudos da eletricidade e do magnetismo após seu famoso experimento, que comprovou o deslocamento de uma agulha magnética de uma bússola ao ser aproximada de um fio condutor com presença de corrente elétrica, descobrindo o elo de ligação entre os dois fenômenos.

Oersted, desde cedo apresentou interesse pela ciência, influenciado pelo pai farmacêutico. Recebeu toda sua educação em casa junto com seu irmão, saíram de casa para fazerem o teste na Universidade de Copenhague, onde obtiveram sucesso em 1973. Formou-se em farmácia e mais tarde doutorou-se em filosofia kantiana. Em 1800, conheceu a pilha de Alessandro Volta e a partir de então começou a realizar experimentos com eletricidade. No ano seguinte lhe foi concedida uma bolsa de viagem para estudos, então Oersted foi à França e Alemanha, onde conheceu importantes expoentes da Naturphilosophie, como Schelling e Ritter.


Para os adeptos da Naturphilosophie, a natureza era um todo orgânico, a matéria e os fenômenos naturais seriam resultados da polaridade e dualidade de forças de atração e repulsão, os fenômenos da natureza (químicos, biológicos, mecânicos, elétricos e magnéticos) tinham o mesmo princípio básico e constituíam-se em manifestações distintas de uma mesma força definida como atividade pura. Após este contato com outros cientistas ou filósofos naturais (este termo era utilizado para pesquisadores de fenômenos da natureza), retornou para casa, tornou-se professor da Universidade de Copenhague, onde pesquisou sobre acústica e correntes elétricas, mas seus trabalhos foram influenciados por esta forma de pensar.


A dúvida da existência de alguma relação entre magnetismo e eletricidade não era exclusiva a Oersted, outros cientistas também pesquisavam a cerca do assunto e se correspondiam com ele. Mas Oersted estava inclinado a encontrar alguma relação entre os dois temas investigando a corrente elétrica e não a eletrostática.


Algumas fontes nos dizem que Oersted realizou acidentalmente seu experimento em que obteve sucesso ao observar que uma agulha imantada sofria deflexão, quando colocada próxima a um fio condutor por onde circulava corrente elétrica, e outras dizem que a descoberta foi fruto de um trabalho rigoroso e persistente, o que podemos afirmar é que em 1820 foram apresentados os resultados deste experimento em um artigo denominado "Experiências sobre o efeito do conflito elétrico (corrente elétrica) sobre a agulha magnética".


A teoria desenvolvida por Oersted para explicar o fenômeno ocorrido não foi tão bem aceita quanto os resultados práticos do seu experimento, pois segundo ele, o conflito elétrico (corrente elétrica) ao se tornar intenso não se mantinha no fio, ultrapassava esse limite, ocupando, então, todo o espaço, fazendo com que outros efeitos que não elétricos fossem percebidos. Após a apresentação em 1820, um outro importante cientista, André-Marie Ampère, redirecionou seus estudos para a relação entre eletricidade e magnetismo, que mais tarde foi seguido por outros destaques da ciência, quando finalmente foi modelado matematicamente o fenômeno observado por Oersted.


Como era comum na época, Oersted não se dedicou apenas a uma área do conhecimento, também foi poeta, escrevendo algumas séries de poemas. Foi o primeiro a decompor a alumina e obter alumínio puro, estudou a compressibilidade de gases e líquidos, inventou o piezômetro, que media a compressibilidade dos gases em alta pressão e

construiu em conjunto com Fourier a pilha termelétrica. Na nota de 100 danske kroner (moeda dinamarquesa) foi colocada a foto dele entre 1950 e 1970. Oersted também empresta

seu nome para a unidade de medida de

intensidade de campo magnético no sistema CGS.



Hoje existe uma estátua de Oersted no departamento de química e no instituto de matemática e ciências da Universidade de Copenhague, e foi nomeada como H.C Oersted em sua homenagem. E o primeiro satélite dinamarquês, lançado em 1999 também foi nomeado homenageando Oersted. Hans Christian Oersted morreu em 1851 com 74 anos.








O experimento deOersted


O experimento de Oersted pode hoje nos parecer simples, mas marcou profundamente a história, tanto que 1820 é tido como ano que se iniciou o eletromagnetismo, mas ainda hoje muitas pessoas ainda incorrem em erros ao tentar realizar novamente o experimento, por não atentarem a pontos simples como o posicionamento relativo entre o fio com corrente elétrica a agulha da bússola. No vídeo abaixo podemos observar que para existir movimentar a agulha magnética da bússola é necessário que agulha e fio estejam paralelos:







Descrição do experimento:

  • Coloca-se um fio condutor retilíneo ligado a uma bateria, inicialmente com a chave aberta para que não haja fluxo de corrente elétrica, e uma bússola com a agulha paralelamente abaixo do fio, como abaixo:


  • Fechando-se a chave veremos que a agulha da bússola irá girar, e invertendo o sentido da corrente veremos que a agulha irá girar para o sentido oposto:


  • Desta maneira Oersted provou que um fio condutor percorrido por corrente elétrica gera ao seu redor um campo magnético, cujo sentido depende do sentido da corrente.


Referências utilizadas:

http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6433/5949

http://chem.ch.huji.ac.il/history/oersted.htm

http://www.youtube.com/watch?v=hYg82-aAbLw&feature=related

www.mig.rssi.ru

http://en.wikipedia.org/wiki/%C3%98rsted

http://www.infoescola.com/fisica/experiencia-de-oersted/


3 comentários:

  1. faltou identificar os autores. Nota 4,5 (0 a 5).

    ResponderExcluir
  2. Este post tem também a parte de aplicação, certo? Era para fazer em um post separado (aplicação + biografia). Nota 8,5 ao todo (0 a 10)

    ResponderExcluir
  3. Bom compreensivo, sou estudante do ensino médio, ultimo ano e achei de fácil entendimento. Porém as histórias se difundem ;D

    ResponderExcluir