terça-feira, 3 de março de 2009

GEORG SIMON OHM


Descobridor dos fundamentos da eletrocinética – estudo das correntes elétricas –, o físico alemão Georg Simon Ohm nasceu em 16 de março de 1789 em Erlangen, Reino da Bavária. Seu pai, Johann Wolfgang Ohm, que era serralheiro, e sua mãe, Maria Elizabeth Beck, tiveram sete filhos. Porém, além de Georg, apenas dois sobreviveram: seu irmão mais novo Martin, que mais tarde tornou-se um grande conhecido matemático, e a sua irmã Elizabeth Bárbara.

Ainda na infância, teve – juntamente com o seu irmão Martin – aulas com o próprio pai, que era autodidata e que por meio de seu elevado grau de conhecimentos e sua demasiada exigência, lecionou aos filhos matemática, física, química e filosofia. Dos onze aos quinze anos, Georg Simon freqüentou o Ginásio Erlangen, onde pouco aprimorou dos seus conhecimentos técnico-científicos, face aos ensinamentos aprendidos com o pai. Tal capacidade foi logo observada por Karl Christian Von Langsdorf, um professor da Universidade de Erlangen.

Aos quinze anos, entrou para a Universidade Erlangen onde, ao contrário do que se podia esperar, passava seu tempo dançando, patinando no gelo ou jogando bilhar. Seu pai, ao saber do fato, o enviou para a Suíça para estudar e lá, em 1806, tornou-se professor de matemática numa escola em Gottstadt bei Nydau.

Em 1809, Christian Von Langsdorf deixou a Universidade de Erlangen para assumir a Universidade de Heidelberg e Ohm se interessou em voltar a ter com ele na cidade de Heidelberg, mas foi aconselhado pelo mesmo a continuar o seu curso de matemática na Suíça e a estudar os trabalhos de Euler, Laplace e Lacroix. Retornou a Erlangen, seguindo os conselhos de Langsdorf em 1811.

Seus estudos o haviam colocado num bom lugar, ao que Georg voltou para a Universidade de Erlangen-Nuremberga e, em outubro de 1811, conseguiu doutorar-se, juntando-se imediatamente à equipe matemática como palestrante. Depois de três semestres desistiu do posto por causa do conflito em manter o cargo com a sua pós-graduação. O governo Bávaro ofereceu-lhe um cargo de professor de matemática e física em uma escola de baixa qualidade em Bamberg onde ele assumiu o cargo em janeiro de 1813. Sentindo-se infeliz com o cargo, Georg ateve-se em escrever um livro de geometria elementar como maneira de provar a sua verdadeira capacidade. Depois de concluído o livro e como a escola foi fechada em fevereiro de 1816, Ohm enviou um manuscrito ao Rei da Prússia, Wilhem III. O rei ficou satisfeito com seu trabalho e o ofereceu um cargo para trabalhar no Ginásio Jesuíta da cidade de Colônia em 11 de setembro de 1817. Contudo, Ohm aspirava a lecionar na universidade. E foi para cumprir as exigências de uma prova de admissão que ele iniciou suas experiências com eletricidade, construindo para tanto seu próprio equipamento.

Com seu mais novo experimento, Ohm descobriu a relação de proporcionalidade direta quanto à área da seção do fio e inversa quanto ao seu comprimento, ambas correlacionadas à intensidade de corrente elétrica. Estava, portanto, definido um novo conceito: Resistência elétrica. Ao dar sequência aos estudos, Georg pode verificar a relação existente entre diferença de potencial, corrente elétrica e resistência e, em 1827, enunciou o que hoje é conhecido como Lei de Ohm, em sua homenagem. A lei estabelece que, num circuito, a intensidade da corrente é diretamente proporcional à tensão aplicada (diferença de potencial) e inversamente proporcional à resistência elétrica e define a perda ou queda ôhmica de potencial, perda de calor ou de diferença de potencial produzida pela passagem de corrente elétrica por uma resistência matematicamente pela fórmula abaixo, que define a corrente elétrica como uma função linear da tensão aplicada.


Apesar de ser uma contribuição crucial para a teoria de circuitos elétricos, o cargo de professor universitário foi negado ao cientista devido a críticas negativas ao seu trabalho. Porém, com o tempo veio o reconhecimento e, em 1841, Georg Simon Ohm recebeu a medalha da Royal Society de Londres – equivalente ao prêmio Nobel atual.

Ohm também promoveu a pesquisa científica dos fenômenos eletrocinéticos e esclareceu as diferenças entre eletricidade térmica e galvânica, bem como entre intensidade e quantidade de eletricidade. Acerca de 1830, comprovou o fenômeno da polarização das pilhas, e em 1852 estudou a interferência dos raios luminosos polarizados nas lâminas cristalinas.

Em 1849, o tão sonhado cargo de professor universitário tornou-se realidade na Universidade de Munique. Três anos depois, em 1852, assumiu a cadeira de física, atingindo assim mais uma realização. Porém, só pode deleitar-se durante dois anos apenas, pois morreu no dia 6 de julho de 1854, em Munique.

Autores: Alessandro Benito Magalhães
Danilo Menon Leal
- MUSSOI, Fernando Luiz, Unidade de Estudos de Retificadores.
Gerência Educacional de Eletrônica, Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Digitais
Disponível em:
- Laboratórios de IEEL, Análise de uma Resistência Elétrica... Verificação Experimental da Variação da Resistência com a Temperatura.
Curso de Engenharia Eletrotécnica, Instituto Politécnico do Porto
Disponível em:
Acesso em 19 de Fevereiro de 2009.
Acesso em 19 de Fevereiro de 2009.
- <http://br.geocities.com/saladefisica9/biografias/ohm.htm>
Acesso em 19 de Fevereiro de 2009.
Acesso em 02 de Março de 2009.

Um comentário: