terça-feira, 3 de março de 2009

HEINRICH RUDOLF HERTZ

Heinrich Rudolf Hertz

Heinrich Rudolf Hertz nasceu na cidade de Hamburgo no ano de 1857. Desde muito cedo teve interesse na construção de mecanismos, tema que sempre o atraiu. Por causa disto, ele frequentou durante dois anos uma faculdade de engenharia. Porém, ele decidiu se dedicar a investigação científica, levando-o a fazer Física na Universidade de Berlim.
No ano de 1880, desenvolveu um trabalho sobre a energia cinética da eletricidade. No mesmo ano, atuando como assistente de seu professor na universidade, estudou a elasticidade dos gases e a propagação de descargas elétricas através deles.
A partir de 1883, quando se torna professor da Universidade de Kiel, ele inicia as pesquisas para a sua mais importante descoberta. Hertz confirma na prática a teoria desenvolvida por Maxwell no ano de 1865, descobrindo-se assim, no ano de 1888 na Universidade de Karlsruhe, as ondas eletromagnéticas. Além disto, ele provou com as suas experiências que luz e eletricidade são a mesma coisa, pois as ondas eletromagnéticas podem ser refletidas, quebradas e polarizadas da mesma forma como a luz. Através da magnífica experiência desenvolvida por Hertz, o cientista Guglielmo Marconi iniciou estudos para o desenvolvimento de um sistema de transmissão de notícias sem o uso dos fios, dando origem posteriormente a descoberta do telégrafo.
Em 1889 é nomeado professor de física da Universidade de Bonn, onde continua a pesquisar a descarga de eletricidade em gases rarefeitos. Nesta mesma cidade, Hertz veio a falecer no ano de 1894.


Oscilador linear, experimento usado por Hertz na descoberta das ondas eletromagnéticas.


Busto em homenagem a Hertz na Universidade de Karlsruhe

REFERÊNCIAS

http://br.geocities.com/saladefisica9/biografias/hertz.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Heinrich_Rudolf_Hertz

http://deutsche-welle.com/dw/article/0,1564,678473,00.html

http://www.algosobre.com.br/biografias/heinrich-hertz.html

Antonione Silva
Willians Christo do Nascimento

Um comentário: