sexta-feira, 6 de março de 2009

James Clerk Maxwell

Nasceu em Edimburgo, Escócia, em 1831. James Clerk Maxwell foi o cientista que mais contribuiu para a descrição, em forma matemática, de vários fenômenos pesquisados durante o século XVIII, especialmente àqueles ligados ao eletromagnetismo e às ondas magnéticas. Iniciou seus estudos superiores na universidade de Edimburgo, destacando-se pela sua grande capacidade e vontade de aprender. Desenvolvia seus próprios experimentos a fim de compreender melhor os fenômenos por ele estudados. Sua carreira científica começou realmente quando Maxwell foi lecionar filosofia natural no Marischal College de Aberdeen. Começou sua carreira pesquisando sobre a eletricidade, mas logo abandona suas pesquisas para desenvolver uma tese para um concurso. James Clerk pretendia estudar matematicamente a forma do planeta Saturno e interpretar-lhe algumas características como suas dimensões, a presença de divisões em alguns dos anéis, a influência dos satélites do planeta no movimento dos anéis, e assim por diante. Por sua tese, Maxwell foi considerado o físico-matemático mais completo e brilhante da época, ganhando o concurso e recebendo uma cátedra no Kings College, de Londres. Em 1871 tornou-se o primeiro professor de Física experimental de Cambridge no recém-criado Laboratório Cavendish. Grande parte da física moderna começou a se desenvolver inspirada no trabalho realizado por Maxwell naquele período. Ele fica entre Newton e Einstein na tríade dos grandes cientistas que moldaram o mundo moderno. Como reflexo de sua influência e importância, uma estátua de bronze feita à sua imagem foi erguida na Rua Andrew Square,Edimburgo, em 25 de Novembro de 2008.








O impacto do trabalho de Maxwell




A teoria do eletromagnetismo foi sua obra-prima. Maxwell conseguiu pensar e descrever matematicamente os fenômenos elétricos e magnéticos com um só grupo de fórmulas, as chamadas equações de Maxwell", que exprimem, em suas relações, a unidade dos fenômenos elétricos e magnéticos.Lançavam-se as bases de toda a teoria do eletromagnetismo, e as equações de Maxwell ainda hoje auxiliam, em sua forma original, tanto o projetista de antenas como o estudioso da teoria da relatividade. Servem também para calcular o movimento de um elétron dentro de uma máquina aceleradora ou para entender o movimento de uma protuberância na atmosfera solar. Além disso, prepararam o caminho para a invenção do rádio.







O cientista escocês também fez contribuições fundamentais para o desenvolvimento da termodinâmica. As pesquisas de Maxwell sobre a teoria cinética, além de ajudarem a estabelecer as bases para a mecânica estatística moderna, concluíram que a viscosidade de um gás independe de sua densidade. Também foi pioneiro ao realizar pesquisas e experimentos sobre viscosidade, preocupando-se com a investigação e interpretação do comportamento do fluxo das substâncias, influenciando no desenvolvimento de processos de controle de qualidade em toda a indústria e na medicina. Além disso, Maxwell analisou o fenômeno da percepção cromática que o levou a ser o primeiro a tirar uma fotografia colorida permanente. Calculando a velocidade das ondas eletromagnéticas, James Clerk Maxwell postulou que a luz é uma forma de radiação eletromagnética. Isso forneceu bases para o os trabalhos de Einstein sobre a relação entre energia, massa e velocidade, influenciando no desenvolvimento da energia nuclear.


Assim, grande parte da tecnologia do mundo atual resulta de sua compreensão dos princípios básicos do universo. Amplos desenvolvimentos do domínio da eletricidade e eletrônica, incluindo o rádio, televisão, radar e telecomunicações são decorrentes de suas descobertas, que não foi uma síntese daquilo que era conhecido antes, mas sim de uma mudança fundamental dos conceitos que partiram de Newton, que influenciou fortemente a revolução científica moderna e industrial.


Referências bibliográficas:


www.ifi.unicamp.br/~ghtc/Biografias/Maxwell/Maxwell.html


br.geocities.com/saladefisica9/biografias/maxwell.htm


www.clerkmaxwellfoundation.org/index.html


www.maxwellyear2006.org/html/jcm_books.html

pt.wikipedia.org/wiki/James_Clerk_Maxwell

www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/teoria-cinetica-dos-gases/teoria-cinetica-dos-gases-1.php



Autores: Matheus de Castro


Lorraine Marques Alves


Um comentário: